A Caypora = Joaquim Lino



15774946_10211237788445468_64247876109466552_o


Joaquim Lino


Roteirista, diretor e performer. Estudou Comunicação das Artes do Corpo, na PUC-SP, graduando-se em Teatro e Dança Contemporânea. Mais tarde seus trabalhos voltaram-se para o cinema e a performance. A quebra das fronteiras entre gêneros, a morte e a troca de papéis familiares são temas constantes em seu trabalho. Fundou A Caypora em 2012.
A

CAYPORA

é um ser mitológico da tradição tupi-guarani. Para alguns Caipora é um ente do sexo masculino. Mas aqui ele é A. Para outros tem o cabelo de fogo e os pés virados para trás. Mas aqui A Caypora é essa persona, esse ¨sei lá o quê¨ que faz cinema e pesquisa arte.

A

Cinema

4 curtas já foram escritos e dirigidos por Joaquim Lino. Um deles produzido pela Zulu Filmes e dirigido ao lado de Karina Ades.

R

Performance

As performances são, muitas vezes, estudos de personagens ou temas de roteiros. Outras como A Vida Afetiva na Noruega buscam reunir diversos suportes e mecanismos de comunicação para provocar o espectador.

T

Teatro

Formado em teatro, essa arte foi a porta para o universo escrito e performativo. Hoje são 5 peças escritas, 4 delas ainda inéditas.

E

Experimentos

As frentes de criação também ganham outros formatos e mergulhos mais efêmeros que envolvem a literatura, a fotografia e a videoperformance.